Algum tempo após a inauguração da Galeria de Arte Loide Schwambach, percebeu-se a necessidade de estreitar a relação entre o público e as exposições, transformando-a em um espaço educativo que promova troca, reflexão e construção de saberes. Assim nasce o Projeto Rede de Mediadores, criado em 2003 pela então coordenadora da galeria Eduarda Gonçalves, com o intuito de estimular a frequentação e estreitar a relação entre o público e as exposições, estendendo o diálogo com a arte contemporânea exposta na galeria aos estudantes de ensino público, privado e de projetos sociais, assim como à comunidade e aos alunos da FUNDARTE e da UERGS.
Desde então, ininterruptamente, a Rede de Mediadores vem atuando junto aos eventos promovidos pela Galeria; além de mediações e ações educativas no próprio espaço expositivo, ações pedagógicas são oferecidas em outros espaços, como oficinas de arte em escolas e eventos realizados por instituições parceiras.
A Rede de Mediadores tem como objetivo central desenvolver mediações e ações educativas nas exposições realizadas na Galeria. Para tanto, parte-se do pressuposto de que “o processo de mediação há de ser provocativo, instigante ao pensar e ao sentir, à percepção e à imaginação. Um ato capaz de abrir diálogos, também internos, ampliados pela socialização dos saberes e das perspectivas pessoais de cada fruidor.”[1] Dessa maneira, através do ato de mediar, procura-se potencializar o encontro com a obra e, acima de tudo, construir conhecimento em arte. A investigação de meios adequados e instigantes para mediar uma exposição de arte contemporânea, bem como a promoção de discussões sobre a produção artística e o sistema das artes na contemporaneidade são igualmente propósitos da existência desse projeto.
Mediadoras atuantes em 2019:
– Jéssica Pinheiro – Professora do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE
– Patriciane T. Born – Professora do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE
– Adriana Ianzer de Oliveira – Licenciada em Artes Visuais pela Uergs e acadêmica do Curso de Dança da Uergs
– Aline Kauana Cezar – Acadêmica do Curso de Dança da Uergs
– Jacinta Griebeler – Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Uergs
– Larissa Borges Ferreira – Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Uergs
– Rosemari Fiuza da Silva – Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Uergs
– Susana Tebaldi Toledo – Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Uergs
Coordenadora do Projeto: Prof. Me. Patriciane T. Born
*Para agendamento de mediações, entre em contato com a coordenação de Comunicação da FUNDARTE (51) 3632-1879 ou (51) 8939-4221 (via Whatsapp).
[1] MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. – 2ª ed. – São Paulo: Intermeios, 2012. p. 29.