Publicações

Associação Amigos da FUNDARTE

 

A Associação Amigos da FUNDARTE, também designada pela sigla AAF foi criada em 27 de Março de 1995, e é uma associação cultural, de natureza privada e sem fins lucrativos. Desde sua criação a associação está localizada na cidade de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

A Associação Amigos da FUNDARTE tem por finalidades, planejar e executar projetos educacionais, assistenciais e culturais à toda comunidade, nos mais variados campos das artes; promover oportunidades de aperfeiçoamento sociocultural à comunidade; apoiar os programas assistenciais e comunitários da FUNDARTE; ser uma instituição prestadora de serviços na área educacional.

As fontes de recursos são as mensalidades pagas pelos associados, doações, patrocínio para projetos culturais, promoção de eventos, bilheteria de espetáculos artísticos, venda de produtos como CDs, camisetas, aventais.

Criada para auxiliar e fortalecer a idealização da Educação e Cultura promovida pela FUNDARTE, a Associação mantém projetos que visam atender as ações de cultura, como:

 

DESCENTRALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE: AÇÃO COMUNITÁRIA FUNDARTE

O Projeto tem como objetivo principal oferecer formação na área de artes às crianças, jovens e adultos em situação social, cultural e educacional menos favorecida, através de oficinas com foco na valorização do fazer artístico. Busca a descentralização e inclusão da comunidade em atividades de musicais que ocorrerão gratuitamente, tanto na FUNDARTE quanto em escolas e espaços alternativos de artes, beneficiando aqueles que não têm acesso à arte em suas atividades cotidianas. Este projeto prevê quatro produtos que serão elaborados no decorrer de um ano de atividades. São ele: oficinas na área de música(Coro Saber Viver, Bandas Escolares, Flauta Doce e violão em grupo), elaboração de um caderno pedagógico, e, de um DVD que irá acompanhar o caderno, bem como duas mostrasdos trabalhos para a comunidade envolvida.

 

- Coro Saber Viver - 25 vagas

DSC_0025

- Oficina de Flauta doce - 15 vagas na AABB

DSC_0214

- Oficina Banda Escolar - 65 vagas: E.M José Pedro Steigleder e E.M. Pedro João Müller

Fotos 008

- Aulas de violão em grupo - 45 vagas: 1 oficina na AABB, 1 Oficina na Rua Nova, 1 Oficina na E.M. Walter Belian e 2 oficinas na FUNDARTE

DSC_0052

PROJETO DANÇAR: HÁ 20 ANOS FORMANDO CIDADÃOS PARA O MUNDO

O projeto “Dançar: há 20 anos formando cidadãos para o mundo” é um projeto social que busca atender no mínimo cento e cinquenta crianças e jovens, através de aulas semanais de ballet clássico orientadas por profissionais reconhecidos no Estado do Rio Grande do Sul. As crianças e jovens tem duas aulas semanais de ballet e ao final do ano letivo participam de um grande espetáculo elaborado desde o início de cada ano, em que vários clássicos da literatura infantil, e, ballet de repertório já foram apresentados: O Mágico de Oz, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Sítio do Pica-pau Amarelo, Pequeno Príncipe, A Fantástica Fábrica de Chocolate, entre outros. Estes espetáculos são apresentados à Comunidade do município de Montenegro e região, entre os meses de novembro e dezembro.

 

 

 

 

 

Espetáculo “Cinderela”

 

 

 

 patrocínio

 

PROJETO AGENDA FUNDARTE

 O presente projeto prevê a realização de um calendário de programação cultural para a cidade de Montenegro e municípios do Vale do Caí abrangendo 13 espetáculos entre as áreas de ARTES CÊNICAS e MÚSICA. Todos os espetáculos serão gratuitos. Os objetivos são: proporcionar à população do Vale do Caí uma programação variada de espetáculos; fomentar a formação de plateia e apreciadores de arte; contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, através da apreciação e do contato com as diversas manifestações de arte; promover a integração social e o acesso democrático aos eventos culturais.

 

Lançamento do CD “Congruências” de Matheus Kleber-2016

A diretoria da AAF é composta por:

Presidente: Ieda de Freitas Gewehr

Vice-Presidente: Maria Terezinha Kraemer Canello

Primeira Secretária: Gorete Iolanda Junges

Segunda Secretária: Maria Paulina Hummes Polking

Primeira Tesoureira: Ivone Terezinha Gonçalves

Segunda Tesoureira: Hedi Lourdes Kraemer Thomsen

Conselho Fiscal: Marcia Helena da Silva Schuler; Ana Maria Rucker, Lenita Maria Alves da Silva

Suplente: Silvia Arlete Mendel da Silva, Maria Olinda Sarmento Carollo, Itibere Gross Alencastro