banner-portal-transparencia 180x100

Ação Comunitária FUNDARTE

Ação Comunitária FUNDARTE: a arte como propulsora do desenvolvimento humanizante do indivíduo

           

 

Este projeto tem como objetivo principal oferecer formação na área de artes às crianças, jovens e adultos em situação social, cultural e educacional menos favorecidas, através de oficinas com foco na valorização do fazer artístico, na busca pelo desenvolvimento humanizante do indivíduo. Trata de oficinas na área da música e teatro em escolas públicas, associações e mesmo na sede da FUNDARTE. São atendidas duas bandas escolares, quatro oficinas de violão, flauta doce, uma oficina de teatro para professores, oficinas de percussão e o atendimento ao Coro Saber Viver com pessoas da terceira idade, este na sede da FUNDARTE.

A origem do “Ação Comunitária FUNDARTE” está em um projeto chamado “FUNDARTE nas Escolas”, que iniciou em 1996, atendendo praticamente todas as escolas municipais com alguma atividade artística dentro da própria escola ou na sede da FUNDARTE. Já em 1997 este projeto foi ampliado para as escolas estaduais e particulares aumentando o número de professores e alunos atendidos, com apresentações ou oficinas de artes nas quatro áreas: artes visuais, dança, música e teatro. Ao longo dos anos, o projeto foi passando por alterações e outros subprojetos foram sendo agregados a ele como: Projeto Pintar, Projeto Dançar, Projeto Cordas, Canto Coral nas Escolas, entre outros. Alguns destes subprojetos adquiriram autonomia e outros passaram a integrar o que desde 2001 passou a chamar-se Ação Comunitária FUNDARTE. Este projeto caracteriza-se por atender, dentro e fora da instituição, crianças, jovens e adultos que não têm acesso a Arte em suas atividades cotidianas.

 

 

OBJETIVOS


1. qualificar o Ensino de Arte em locais desprovidos de profissionais específicos;
2. proporcionar às crianças, jovens e adultos, oportunidade de crescimento pessoal através da Arte em oficinas de violão, flauta, percussão, bem como nas bandas escolares e no Coro Saber Viver;
3. contribuir para a formação continuada de professores de artes através de uma oficina de Teatro;
4. contribuir para a produção de Arte, formação de grupos artísticos e perspectiva de trabalho na área;
5. ampliar o campo de atuação da FUNDARTE;
6. realizar apresentações públicas (Apresentação Musical) das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.
7. divulgar as ações do projeto através de  vídeos de 3 minutos veiculados na TV Cultura do Vale. 

8. divulgar as ações do projeto em meios eletrônicos com vídeo de 5 minutos explicativo  com Libras, legenda e texto narrativo para cegos.

9. Reservar 5 vagas para alunos cegos na oficina de percussão e atendê-los com o auxílio de uma cartilha em Braile com os conteúdos.