História

 

História da FUNDARTE

A primeira semente do que hoje é a FUNDARTE foi lançada no dia 02 de julho de 1959, com a criação do Conservatório Municipal de Música, durante a gestão do Prefeito Hélio Alves de Oliveira. Depois de um período fechado, no dia 07 de junho de 1973, durante os festejos do Centenário de Montenegro, o Conservatório foi reaberto, graças ao apoio do Prefeito Roberto Atayde Cardona e a iniciativa da Prof.ª. Therezinha Petry Cardona, que ocupou a Direção Executiva da Instituição de 1973 a 2000. A partir da reabertura, iniciaram-se as atividades com aulas de piano e de teoria musical, em quatro salas da antiga prisão municipal. Em 21 de novembro de 1981, o Conservatório passou a fazer parte do complexo Centro Cultural de Montenegro, transferindo-se para sede própria, junto à Biblioteca Pública e ao Teatro Municipal. Em 1º de outubro de 1984, foi criada a Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, instituição pública de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de manter uma escola de artes, o que vem acontecendo ao longo desses 43 anos, em que a Instituição tem sido responsável pela difusão e o desenvolvimento de várias manifestações artísticas na região.

Ocuparam ainda a Direção Executiva da FUNDARTE, o Prof. Gilberto Icle (2000-2004), a Prof.ª Isabel Petry Kehrwald (2004-2012) e a Prof.ª Julia Maria Hummes (2012-2016).

Atuando como Escola de Artes que proporciona ensino e pesquisa nas quatro áreas da expressão artística - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro - a Fundação recebe anualmente centenas de alunos, com idade entre 4 e 94 anos. Possui vários parceiros para realizar seu trabalho de forma mais eficiente e eficaz, entre eles a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, que desde 2002, realiza, de forma conjunta, quatro cursos superiores na área da arte: Graduação em Artes Visuais, Graduação em Dança, Graduação em Música e Graduação em Teatro, todos na modalidade licenciatura; o Instituto Arte na Escola/Fundação Iochpe/SP para a manutenção do Polo FUNDARTE do Projeto Arte na Escola que recebeu em 2000 e 2003 o Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã por Projetos de ensino realizados por seus participantes; o SESC/RS para a realização de eventos culturais; o Espaço Vida Unimed para realização de exposições de arte.

Sempre fiel a sua proposta de educar através e com a Arte, atuando como agente formador e multiplicador de cultura, a FUNDARTE vem, ao longo de sua história, promovendo eventos abrangentes e de nível nacional, como o Seminário Nacional de Arte e Educação, o Encontro Nacional de Pesquisa em Arte e o Salão de Arte 10x10, uma proposta diferenciada, com foco nos trabalhos dos artistas que se dedicam à produção de obras de pequenos formatos. Nestas oportunidades se reúnem em Montenegro, estudantes, professores, artistas e produtores de arte de todo Brasil e do exterior, tornando a FUNDARTE um polo cultural do nosso Estado e Montenegro a “Cidade das Artes”.

A FUNDARTE tem participação ativa na comunidade, se fazendo presente através de seus grupos, alunos e professores em eventos promovidos pela Administração Municipal, por escolas, empresas, clubes de serviços e entidades beneficentes, bem como através dos projetosDescentralização e Acessibilidade: ação comunitária FUNDARTE eProjeto Dançar, ambos financiados atualmente pela Fundação John Deere. Também executa o projetoMe Inclua Nessaque atende a portadores de necessidades especiais e oSaber Mais. E, na área editorial, a Fundação tem contribuído com a Revista da FUNDARTE, Cadernos Pedagógicos I, II, III e IV, Anais de Seminários, Encontros, e, edição de livros, CDs e DVDs.

A atuação da FUNDARTE, ORDEM DO MÈRITO CULTURAL 2012, se dá, desta forma, tanto na área educativa quanto na área da cultura e promoção social.

Além disso, a FUNDARTE, desde o ano de 2000, tem a concessão de um Canal de TV Educativo, Canal 53, concedido pelo Ministério das Comunicações, que entrou em funcionamento em 31 de dezembro daquele ano e desde 2012 é afiliada do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho e parceira da TV UNIVATES, TV FEEVALE, Grupo Progresso e TVE/RS. Participa do Conselho de Curadores da Rádio e TVUNISINOS.

Tudo isto faz da FUNDARTE um dos principais polos culturais da cidade, com promoção de eventos culturais e principalmente com o ensino de Artes.