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Artigos

26° Seminário Nacional de Arte e Educação: O ensino da Arte em tempos de crise. 5º ENCONTRO REGIONAL SUL DA REDE ARTE NA ESCOLA

O Ministério da Cultura apresenta:

Projeto FUNDARTE 45 anos

CABEÇALHO pequeno

26° Seminário Nacional de Arte e Educação

O ensino da Arte em tempos de crise

5º ENCONTRO REGIONAL SUL DA REDE ARTE NA ESCOLA

01 a 03 de outubro de 2018

Oficinas- Workshop - Painéis

Apresentações artísticas - Apresentação de Trabalhos Científicos

Exposição – Lançamento de livros

 

inscricao aqui

 

Datas importantes

     Inscrições no seminário: 30 de julho até encerrarem as vagas para o público em geral e, até 21 de setembro para participantes que desejarem apresentar trabalho

     Inscrições de trabalhos: de 30 de julho até 21 de setembro

     Pagamento para trabalhos inscritos: até 22 de setembro

     Divulgação dos trabalhos aprovados: Entre 24 a 26 de setembro

O ensino da Arte

em tempos de crise

Eixos Temáticos:

1. Artes Visuais

2. Dança

3. Música

4. Teatro

5. Áreas Integradas

Realização:

Lei de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura: Ordem e Progresso

Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE   Associação Amigos da FUNDARTE - AAF

Prefeitura Municipal de Montenegro

Correalização:

Sistema Fecomércio - RS/Sesc

Rede Arte na Escola

Apoio

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

COMISSÃO CIENTIFICA FUNDARTE:

Profª Débora Brandt Alencastro, Profª Mestre Janaína Kremer, Profª Mestre Júlia Maria Hummes, Profª Drª. Marcia Pessoa Dal Bello, Profª Mestre Patriciane Born, Prof. Esp. Rodrigo Kochenborger.

UERGS: Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel, Profº Dr. Eduardo Guedes Pacheco.

REDE ARTE NA ESCOLA: Profª Mestre Sandra Rhoden

COMISSÃO DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS PRÁTICOS

Prof. Patrick Moraes (coordenação)

Profª Cynthia Barcelos

Profª Daiani Picoli

Profª Débora Brandt Alencastro

Profª Jéssica Pinheiro

COMISSÃO ORGANIZADORA

André Luís Wagner- Diretor Executivo

Silvio Alves Bento – Gerente de Cultura do SESC /RS

Júlia Maria Hummes - Vice-Diretora Pedagógica

Priscila Mathias da Rosa – Vice-Diretora de Comunicação

Márcia Pessoa Dal Bello – Coordenadora de Ensino

Magda Jucélia de Azeredo – Gerente do Sesc Montenegro

Maicon de Souza – Coordenador de Eventos

Marília Costa Santana - Coordenadora Administrativa Substituta

Ângela Silva de Vargas – Coordenadora da Secretaria Geral

Débora Alencastro – Coordenação da área de Dança

Rodrigo Kochenborger – Coordenação da área de Música

Janaína Kremer – Coordenação da área de Teatro

Patriciane Born – Coordenação da área de Artes Visuais

Sandra Rhoden - Coordenadora da Rede Arte na Escola, do Polo Montenegro

Professores da FUNDARTE

Ieda de Freitas Gewehr – Presidente da Associação Amigos da FUNDARTE - AAF

Gorete Iolanda Junges – Secretária da Associação Amigos da FUNDARTE - AAF

PROGRAMAÇÃO

Dia 01/10 - 2ª feira

8h30min: Credenciamento dos participantes na sala 5 e organização dos trabalhos práticos a serem apresentados no Teatro Therezinha Petry Cardona (TTPC)

Recepção aos participantes pela comissão organizadora – no hall da FUNDARTE

10h30min: Sessão de Pôster no corredor no 2º andar

11h às 12h: Comunicações Orais de Pesquisas, Apresentações de Pesquisas de Trabalhos Práticos comentados.

13h30min às 14h: Apresentações Artísticas no 3º andar (alunos da FUNDARTE)

14h às 17h: Comunicações Orais de Pesquisas, Apresentações de Pesquisas de Trabalhos Práticos comentados.

15h: Lançamento de livros na Sala 5

16h: Encontro com o Artista Ernani Chaves na Exposição na Galeria Loide Schwambach- Exposição Transferências Temporárias

17h: Intervalo/Confraternização no 3º andar

19h: Abertura Oficial e Painel de Abertura: O ensino da Arte em tempos de crise – TTPC

Painelista: Profª Drª Rosa Maria Bueno Fisher

DIA 02/10 - 3ª feira

9h às 12h: Oficinas e Workshops

13h30min às 14h: Apresentações Artísticas (alunos da UERGS) - TTPC

14h – 17h: Oficinas e Workshops

17h: Intervalo/Confraternização no 3º andar

17h30min às 19h: Comunicações Orais de Pesquisas, Apresentações de Pesquisas de Trabalhos Práticos comentados.

20h30min: Programação Cultural: Prata da Casa - TTPC

DIA 03/10 - 4ª feira

9h às 12h: Oficinas e Workshops

13h30min às 14h: Apresentações Artísticas (alunos da FUNDARTE)

14h – 17h: Oficinas e Workshops

17h: Encerramento – Painel com professores das Oficinas e Workshops

OFICINAS:

pré-requisito é ter formação específica na área da oficina – duração de 2 dias

ARTES VISUAIS

Desloque as paisagens cotidianas

Ministrante(s): Eduarda/Duda Azevedo Gonçalves

Súmula: O deslocamento como obra e processo de criação artística contemporânea. Formas de conceber a paisagem da cidade e suas implicações teóricas. Oficina prática/teórica que visa a realização de trabalhos artísticos por meio de prospecção da cidade de Montenegro. Processo de criação e processo pedagógico. Referências teóricas para a discussão do livro “O caminhar como prática estética de Francesco Careri, Novas Derivas de Jacopo Crivelli e Elogio ao Errante de Paola Berenstein Jacques e, ações do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel), sob liderança das Profa. Eduarda/Duda Gonçalves e Alice Monsell, Projeto de Extensão Formas de Pensar o desenho, sob coordenação da Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos e Prof. Dr. Hélio Fervenza (IA/UFRGS).

Recursos necessários: Os participantes deverão levar consigo os materiais que necessitarão para registrar os pontos de vista da cidade de Montenegro.

DANÇA

Técnica de chão

Ministrante: Arilton Assunção

Súmula: Com experiência em Graham e Horton, Clássico, Contemporâneo, Contato Improvisação, Composição Coreográfica e Barra-suspensão (Técnica própria), funde estas técnicas, onde desenvolve um trabalho que busca fundir CORPO, MOVIMENTO, AÇÃO, REAÇÃO, EMOÇAO, EXPRESSÃO e o RESULTADO DIDÁTICO e ARTÍSTICO.

MÚSICA

Instrumentação e arranjo musical. Reflexão e prática sobre o parâmetro timbre no processo criativo-compositivo

Ministrante: Federico Gariglio

Súmula: Abordar e analisar um conjunto diverso de fragmentos musicais representativos, enquanto à consideração e utilização do timbre como parâmetro essencial do processo criativo-compositivo. Realizar exercícios de escrita, assim como a sua posterior pratica e ensaio de conjunto.  

Recursos necessários: Os participantes da oficina deverão tocar ou cantar alguns dos seus próprios arranjos, motivo pelo qual é indispensável levarem seus instrumentos musicais.

TEATRO

Entre o Ator e o Performer

Ministrante: Matteo Bonfitto Junior

Súmula: Investigar diferentes noções de ação e suas reverberações poéticas, sociais, políticas e éticas, pode ser visto como o objetivo principal dessa oficina. Adotando uma dinâmica teórico-prática, os encontros visam explorar ao mesmo tempo reflexões e experiências criativas, a partir de diferentes procedimentos de trabalho.

Recursos necessários: Os participantes devem levar um caderno, algo para escrever e roupas de trabalho corporal.

WORKSHOP: sem pré-requisito – inscrever-se em 1, em cada dia

ARTES VISUAIS

O ensino de Arte em percursos poéticos

Ministrante: Solange Ferrari

Súmula: A proposta é desenvolver junto aos participantes, proposições para o ensino de Arte por percursos poéticos. Serão trabalhadas a poética, criatividade e fundamentação do educador em arte (especialista ou não), para ações mediadoras, criação de curadoria educativa e planejamentos por campos conceituais. A proposta é trabalhar repertórios didáticos e reflexões sobre o papel do professor propositor no ensino de Arte, tendo ainda, as vistas para o estudo das dimensões do conhecimento: crítica, estesia, fruição, reflexão, produção e expressão

Recursos necessários: taxa de R$ 10,00

DANÇA

Meu corpo – a casa que eu habito; nossos corpos – a cidade que construímos juntos

Ministrante: Farid Hipólito de Matos Rocha

Súmula: Olhar e vivenciar a dança na primeira infância com foco no autoconhecimento, na criatividade, na relação e na empatia. A dança como veículo de formação de cidadãos. Workshop voltado aos professores de dança e da educação infantil.

MÚSICA

BRINCO E CANTO - Propostas Musicais para Sala de Aula

Ministrante: Maristela Loureiro

Súmula: O Workshop “Brinco e Canto” oferece uma vasta pesquisa de canções, brincadeiras e danças brasileiras, com o objetivo de divulgar a identidade cultural e proporcionar um repertório musical que motive e sensibilize os educadores a expandir os valores da cultura tradicional, por meio de práticas criativas e reflexivas.

Os conteúdos abordados serão as brincadeiras cantadas com desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre o movimento, a palavra e a música.

Endereça-se aos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e a todos que pretendem trabalhar com crianças e adolescentes de maneira criativa e lúdica.

Recursos necessários: xerox de pequenos textos.

TEATRO

Da cena teatral à criação em audiovisual

Ministrante: Sergio Lulkin

Súmula: Exercícios dramáticos que aproximam o Teatro e a Fotografia, experimentando a cena teatral e a criação de narrativas curtas, com recursos digitais (fotonovela).

Recursos necessários: Celulares ou câmeras de foto digital, que podem ser os aparelhos de uso dos participantes, com cabo USB para passar as imagens aos computadores. Projetor Multimídia e equipamento de som com qualidade, conexão internet.

Recursos necessários: preferencialmente trazer o computador portátil com entrada USB e som, para que possam editar as imagens feitas com os celulares. Cada computador terá um programa simples de edição de imagem, tipo moviemaker ou editores gratuitos, como Power Director ou outros. Os participantes deverão usar roupas confortáveis para a prática teatral.

5º ENCONTRO REGIONAL SUL DA REDE ARTE NA ESCOLA

Cartografias de si: instaurando fluxos criadores e provocando deslocamentos no processo de formação de professores

Ministrante: Sumaya Mattar (ECA/USP – SP)

Súmula: O educador se constitui, também, por ações deliberadamente empreendidas sobre si mesmo. Nesta perspectiva, no trabalho com professores, proponho a realização do que venho denominando atos cartográficos – práticas que favoreçam a desalienação, a autoria e a autonomia. Os atos cartográficos são práticas de expressão, narração, reflexão, registro e criação, que fazem parte de um conjunto mais amplo de práticas que compõem o processo formativo cartografias de si, uma perspectiva metodológica para o trabalho formativo, com estudantes, professores e pesquisadores. É nesta perspectiva que a oficina pretende abordar os fundamentos teóricos e metodológicos do referido processo formativo, propondo aos participantes a vivência de alguns dispositivos que dela fazem parte, tanto quanto possibilitará reflexão de questões pontuais relacionadas à formação e à prática docente trazidas por eles.

CHAMADA DE TRABALHOS

A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e a Comissão Organizadora do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação e do 5º Encontro Regional da Rede Arte na Escola, convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Artes para submeterem trabalhos, conforme as especificações desta chamada. O eixo temático do evento será O ensino das Artes em tempos de crise. O Comitê de seleção dos trabalhos conta com a assessoria de uma equipe de pareceristas das áreas das artes e educação. Serão aceitas inscrições de trabalhos nas seguintes categorias: PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL (Pesquisa Concluída, Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento, e, Relato de Experiência), PESQUISA COM TRABALHO PRÁTICO COMENTADO (apresentação prática/oral). Os trabalhos aprovados serão apresentados em Eixos Temáticos, sendo eles: Artes Visuais; Dança; Música; Teatro; Áreas Integradas.

Os trabalhos deverão ser enviados com o título de PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL (Pesquisa Concluída, Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento, e, Relato de Experiência), PESQUISA COM TRABALHO PRÁTICO COMENTADO (apresentação prática/oral), juntamente com um breve currículo do autor de, no máximo, uma lauda, em arquivo separado com o título “Currículo”.

Regras gerais para as publicações: tamanho A4; margem nos 4 lados 2,5; fonte: Arial; entrelinhas 1.5; espaçamento antes e depois 0; título em fonte 14, sendo a primeira letra em maiúscula as demais em minúsculo; Nome do autor, logo após o título, em fonte 10, itálico, seguido da instituição de vínculo (se tiver); Resumo: no máximo 250 palavras, sem espaço (fonte 10, entrelinhas simples); Palavras – chave: em número de três, separadas entre si por ponto e vírgula; referências, conforme normas da NBR 6023, de agosto de 2002; citações, conforme normas da NBR 10520 de agosto de 2002; Imagens , desenhos , fluxogramas, gráficos, mapas, entre outros, devem ter identificação na parte inferior com seu número de ordem no texto.

Os trabalhos deverão seguir as seguintes regras:

COMUNICAÇÃO ORAL: Comunicação de Pesquisa (projeto, em andamento ou concluída): texto com no mínimo 2000 palavras e no máximo 30000 palavras, incluindo o resumo, que será apresentado em 30 minutos, sendo 20 para exposição do autor e 10 para arguição dos ouvintes.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: texto com no mínimo 1000 palavras e no máximo 1500 palavras, incluindo o resumo, que será apresentado em 15 minutos, sem arguição dos ouvintes. Os trabalhos deverão estar inscritos, obrigatoriamente, em uma das Mesas Temáticas.

PESQUISA COM TRABALHO PRÁTICO COMENTADO: texto para publicação, com no mínimo 1000 palavras, e no máximo 1500, incluindo o resumo, para publicação e apresentação da performance, com ou sem fala, conforme opção do autor, com duração de 25 minutos, no máximo.

PÔSTER: texto com no mínimo 500 palavras, sem espaço com título, nome do autor e instituição de vínculo. O Pôster será fixado conforme calendário a ser divulgado no aceite do trabalho. O autor deverá estar ao lado do trabalho, para prestar as devidas informações. As medidas do Pôster: 80 cm de largura por 120cm de altura, com alça para fixar.

Observações importantes: Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , no período de 30 de julho à 21 de setembro de 2018. A inscrição no Seminário para apresentadores de trabalho será do dia 30 de julho à 21 de setembro. A divulgação dos resultados de aceite será entre os dias 24 e 26 de setembro. É condição indispensável que o apresentador de trabalho esteja inscrito no Seminário, para que seu trabalho seja incluído nos anais do evento. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, no máximo, até dois dias após a inscrição no sistema. Para a apresentação dos trabalhos, estarão disponíveis: computador, Datashow com caixas. Caso necessite de mais algum equipamento este deverá ser solicitado no momento da inscrição. Para os trabalhos que tenham mais de um autor, somente receberão atestado de apresentação de trabalho, os inscritos no evento.

A inscrição será realizada através do site da FUNDARTE onde constam as instruções para pagamento, hospedagem e o regulamento completo:

http://fundarte.rs.gov.br/inscricoes_seminario/ inscricao aqui