Concerto marca a abertura da programação cultural da FUNDARTE em 2018

Quinteto Persch foto Tom Silveira

Em abril, FUNDARTE 45 anos e Associação Amigos da FUNDARTE trazem concerto “Chiquinho do Acordeon & Radamés Gnattali” com Quinteto Persch para marcar a abertura da programação cultural da FUNDARTE em 2018.

O Quinteto Persch completa em 2018, 19 anos de atividades ininterruptas. É o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o Acordeon. O Quinteto Persch durante estes anos participou de concertos em teatros, auditórios, programações de Universidades e grupos artísticos como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da ULBRA, festivais de música como o XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará, II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas – RS, II Festival Internacional de Acordeon - MG e o III Festival Internacional da Sanfona - Juazeiro - BA. O Quinteto foi contemplado no Projeto Petrobrás Cultural 2007, para gravação do seu primeiro CD sendo o primeiro neste formato no país. Por este CD em 2009, recebeu o Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS, no gênero erudito, na categoria Instrumentista.

Foi vencedor do “Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010”, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na “3ª Feira Música Brasil” em Belo Horizonte – MG. Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais de ocupação dos teatros da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural Brasília e São Paulo e do BNDES.

Lançou em 2012, seu segundo CD com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014”, para a realização de concertos em Escolas Públicas. Realizou em 2013, através do Programa de Intercambio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu - Uruguai.

Lançou em 2015 o terceiro CD "Brasileiríssimo" que inclui obras de cinco compositores brasileiros: Toninho Ferragutti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. Com este CD recebeu o troféu de Prêmio Açorianos de Música 2015, como melhor Arranjador, e no Gênero Erudito como melhor Disco, Instrumentista, Interprete e Compositor.

Em 2017, lançou o CD-Livro “Chiquinho & Radamés”, pela seleção do edital Natura Musical, com obras interpretadas pelo Quinteto Persch e biografia escrita por Arthur de Faria, o trabalho conta a história (em letras e sons) do encontro de Radamés Gnattali com Chiquinho do Acordeon: o acordeonista que mudou a forma de pensar o instrumento na música brasileira; e o maestro, pianista, compositor e arranjador que mudou a forma de pensar a orquestra nessa mesma música e que foi, também, o maior compositor que seu estado viu nascer.

Neste concerto, “Chiquinho do Acordeon & Radamés Gnattali”, o Quinteto Persch, com participação de Arthur de Faria como narrador, apresenta músicas do CD homônimo, como (Sonatina Coreográfica, Concerto para Acordeom – o primeiro escrito para o instrumento no Brasil e composto por Radamés especialmente para Chiquinho –, e Pé-de-Moleque) bem como músicas compostas em parceria por Radamés e Chiquinho do Acordeon (Acalanto para Juliana, Um Baile em Santa Cruz, Sinimbú e Polquinha Gaúcha).

É formado por: Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden.

Participação especial:

Arthur de Faria – Durante o concerto, o jornalista e crítico musical comenta o espetáculo.
Jorge Matte – músico convidado (percussão e bateria)

O concerto será no dia 25 de abril, às 20 horas, no Teatro Therezinha Petry Cardona. A entrada é gratuita com retirada de senhas na FUNDARTE.

Mais Informações:

Coordenação de Comunicação FUNDARTE