Artigos

6° SALÃO FUNDARTE/SESC DE ARTE 10x10

 

Regulamento do 6° SALÃO FUNDARTE/SESC DE ARTE 10x10

FACE 10x10

 

    1. DOS  OBJETIVOS

 

1.1 Fomentar e promover a pesquisa artística na área das poéticas visuais.

 

1.2 Estimular proposições artísticas em pequenos formatos.

 

1.3 Oportunizar apreciação estética à comunidade local e regional.

 

1.4 Divulgar a produção artística atual.

 

    2. DAS  INSCRIÇÕES

 

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 20 de junho a 20 de julho de 2017, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede da FUNDARTE, Rua Capitão Porfírio, 2141, centro, em Montenegro/RS, ou via correio, com registro, postadas até a data limite da inscrição. Não serão aceitas inscrições via e-mail, fax ou de forma condicional. Podem se inscrever artistas brasileiros e artistas estrangeiros legalmente residentes no país, de forma individual ou coletiva.

 

2.2. A inscrição será realizada somente através de fotografia ou meio similar. Cada proponente ou grupo de proponentes poderá concorrer com até 03 (três) obras, apresentada através de fotografia ou similar. As obras inscritas, não poderão ultrapassar o limite das seguintes dimensões: 10 cm de altura, 10 cm de largura e/ou 10 cm de profundidade, incluindo nestas dimensões a moldura ou outros suportes. As obras que excederem estas dimensões serão desconsideradas.

 

2.3. A inscrição será realizada em ficha, conforme modelo anexo, preenchida e assinada pelo proponente, acompanhada de um Dossiê. O Dossiê deve conter: a) 03 (três) a 10 (dez) fotografias ou fotocópias, ou fotos digitalizadas, no tamanho mínimo de 10 x 15 cm, da obra, ou obras inscritas a critério do proponente. As fotos deverão ser identificadas no verso, com o nome do artista, título, técnica e dimensões; b) um texto de no máximo 02 (duas) páginas discorrendo sobre as obras apresentadas; c) currículo sucinto do proponente e/ou outros participantes, no caso de grupo.

 

2.4. Em caso de necessidade, para melhor compreensão do trabalho, serão aceitos registros em CD ou DVD, com no máximo 05 minutos de duração.

 

2.5. Não serão aceitas obras no ato da inscrição, somente o que consta no item 2.3.

 

2.6. Só serão aceitas inscrições de obras realizadas a partir de 2012.

 

2.7. Cada proponente terá direito a se inscrever no máximo em três categorias: desenho, escultura, pintura, fotografia, gravura ou objeto.

 

2.8. Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, dos servidores da Instituição e do público em geral.

 

2.9. É vetada aos membros da Comissão de Organização, Seleção e Curadoria a inscrição no Salão. Aos servidores da FUNDARTE é permitida a inscrição sem, no entanto, concorrerem à premiação.

 

2.10. Não serão consideradas e analisadas, as propostas que não correspondam aos termos expostos neste edital.

 

2.11. O ato de inscrição implica aceitação dos termos deste edital.

 

    3. DA  SELEÇÃO

 

3.1. A seleção dos trabalhos será realizada em etapa única por uma Comissão de Seleção e Curadoria, indicada pela FUNDARTE, momento em que será lavrada a ata da sessão, na qual devem constar os fundamentos dos critérios adotados.

 

3.2. A seleção será feita através do Dossiê especificado no item 2.3 e do registro em CD e DVD, se for o caso, especificado no item 2.4.

 

3.3. O resultado será comunicado aos selecionados, pela FUNDARTE, no endereço descrito na ficha de inscrição do proponente, preferencialmente por e-mail ou telefone a partir do dia 30 de julho de 2017.

 

3.4. O material de inscrição dos selecionados não será devolvido.

 

3.5. O material dos não selecionados poderá ser devolvido pelo correio (com postagem previamente paga) ou diretamente na sede da FUNDARTE entre os dias 1º a 11 de agosto de 2017. Terminado esse prazo, a Instituição não se responsabilizará pelos mesmos, dando-lhes o destino que lhe convier.

 

3.6. Somente serão expostas as obras selecionadas, não sendo permitidas modificações ou substituições das mesmas após a seleção.

 

3.7. As obras selecionadas que não estiverem de acordo com as dimensões máximas informadas na ficha de inscrição, serão automaticamente desclassificadas.

 

3.7. O proponente aceita o julgamento da Comissão de Seleção e Curadoria não cabendo recurso em nenhuma instância, de suas decisões.

 

3.8. As obras selecionadas deverão ser enviadas a FUNDARTE até o dia 9 de agosto de 2017, considerando a data de postagem.  

 

    4. DO  TRANSPORTE  DAS  OBRAS

 

4.1. Os artistas selecionados deverão remeter seus trabalhos por conta própria, acompanhados (no caso da utilização de transportadoras) de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado) à Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE.

 

4.2. Recomenda-se que as obras estejam acondicionadas em embalagens resistentes para o transporte, com instruções para reembalagem anexadas.

 

4.3. A FUNDARTE e o Sesc/RS não se responsabilizarão por quaisquer custos com seguro, transporte ou embalagem das obras selecionadas.

 

4.4. As obras premiadas serão incorporadas ao acervo da Galeria de Arte Loide Schwambach.

 

4.5. Findada a exposição em Montenegro e as itinerâncias previstas no item 8.9, com exceção das obras premiadas, as demais obras deverão ser retiradas pelos artistas, na sede da FUNDARTE, no período de 05 de novembro de 2018 a 21 de dezembro de 2018.

 

4.6. As obras não retiradas conforme previsto no item anterior serão automaticamente integradas ao acervo da FUNDARTE.

 

    5. DA  MONTAGEM  E  DESMONTAGEM

 

5.1. A montagem/desmontagem do SALÃO fica ao critério dos Curadores indicados pela FUNDARTE.

 

5.2. Equipamentos e materiais especiais, necessários para expor a obra, são de inteira responsabilidade do artista.

 

5.3.  No caso da obra ser enviada desmontada, deverá vir acompanhada de um mapa ou explicações claras sobre sua montagem.

 

5.4. Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte para o SALÃO, só serão expostas se houver tempo hábil para o seu restauro que deverá ser efetuado pelo artista.

 

5.5. O período de montagem será de 2 a 9 de outubro de 2017 e a desmontagem ocorrerá logo após o término do SALÃO.   

 

    6. DA  PREMIAÇÃO

 

6.1. A premiação será indicada pela Comissão de Seleção e Curadoria que lavrará em Ata os critérios adotados.

 

6.2. O 6º SALÃO FUNDARTE/SESC DE ARTE 10x10 conferirá dois prêmios-estímulos. O primeiro prêmio será no valor total de R$ 4.000,00, e o segundo prêmio será no valor total de R$ 3.000,00 sobre os quais incidirão os descontos legais.

 

6.3. Os prêmios acima especificados serão repassados pelo Sesc diretamente ao artista, de acordo com os dados informados na ficha prevista no item 2.3 deste regulamento. 

 

6.4. Serão conferidas Menções Honrosas a critério da Comissão de Seleção e Curadoria.

 

6.5. A premiação ocorrerá durante a sessão de abertura do SALÃO, dia 10 de outubro de 2017, às 19h, na FUNDARTE.

 

   7. DAS  CARACTERÍSTICAS  DO  ESPAÇO

 

7.1. O espaço destinado ao SALÃO consiste numa sala de aproximadamente 60m² situada no andar térreo do prédio da FUNDARTE, na Rua Capitão Porfírio, 2141, em Montenegro/RS, denominada Galeria de Arte Loide Schwambach.

 

7.2. A sala está equipada com ar condicionado, 14 lâmpadas PAR 32, três tomadas 220 v, além de lâmpadas fluorescentes de uso comum e um gradil metálico que ocupa todo o forro.

 

7.3. A sala, em toda a sua extensão, possui paredes lisas, com pintura branca para disposição de obras parietais e possui cubos e aparas para disposição de obras tridimensionais.

 

8. DA  REALIZAÇÃO  DO  SALÃO

 

8.1. As obras selecionadas deverão  ser enviadas a FUNDARTE até o dia 9 de agosto de 2017, considerando a data de postagem, e não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento do SALÃO.

 

8.2. A FUNDARTE se reserva o direito de utilizar as imagens e fotos das obras selecionadas do modo que entender oportuno para a divulgação do evento.

 

8.3. A Comissão de Seleção e Curadoria atuará desde a sua nomeação, até que sejam lavradas e assinadas as respectivas Atas quando será, automaticamente, extinta. As decisões da Comissão são irretratáveis e irrecorríveis.

 

8.4. Ficará a cargo da Comissão Organizadora e da FUNDARTE, qualquer deliberação posterior à extinção da Comissão de Seleção e Curadoria.

 

8.5. A FUNDARTE se responsabilizará pela divulgação do SALÃO junto aos meios de comunicação.

 

8.6. A FUNDARTE disponibilizará convite padrão; catálogo contendo a reprodução fotográfica das obras selecionadas; display informativo tipo banner e oferecerá coquetel na abertura do evento.

 

8.7. A FUNDARTE se empenhará em manter a integridade das obras.

 

8.8. As obras expostas não estarão cobertas por seguro e em casos de perdas, extravios ou danos, durante o SALÃO, não terão ressarcimento.

 

8.9. A Comissão Organizadora, o Sesc/RS e a Comissão de Seleção e Curadoria poderão propor itinerâncias ao SALÃO, sob sua responsabilidade, em outros espaços expositivos. Neste caso, os selecionados estarão submetidos às itinerâncias e serão informados previamente.

 

    9. DAS  DISPOSIÇÕES  GERAIS

 

9.1. Os artistas, aos inscreverem as obras no SALÃO, aceitam as normas deste Edital.

 

9.2. A incorporação das obras premiadas ao acervo da Galeria de Arte Loide Schwambach, conforme item 4.4, é concedida gratuitamente pelos artistas vencedores, em caráter definitivo, sem quaisquer ressalvas de tempo e lugar.

 

9.3. Os casos omissos neste regulamento, bem como toda e qualquer demanda surgida antes, durante e após a realização do SALÃO, serão resolvidos de forma soberana pela Comissão Organizadora, pela Comissão de Seleção e Curadoria, pela FUNDARTE e pelo Sesc/RS.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO