FUNDARTE retorna às aulas

Diferente do que estava programado, 2021 começou com aulas on-line na Fundação Municipal de Artes de Montenegro. A FUNDARTE, que completa 48 anos em 2021, estava programada para iniciar esse ano letivo com parte das aulas presenciais, porém o agravamento da pandemia e a bandeira preta no município adiaram essa resolução.

Durante o ano de 2020 todas as aulas da Fundação foram realizadas no formato remoto. Foi um período de adaptação, mas que deu certo. No final do ano, as tradicionais mostras e espetáculos mostraram que sim, as aulas de arte podem acontecer de forma on-line, é diferente, mas possível.

Durante este período de aulas remotas, o prédio da FUNDARTE foi totalmente adaptado para o retorno presencial. A Fundação está seguindo todas as orientações da Vigilância em Saúde para que o retorno seja seguro para todos, assim que possível.

De acordo com a professora e assessora de Teatro da FUNDARTE Janaína Kremer, dar aula de teatro on-line é um momento de experimentar nesse novo cenário, uma vez que o aluno tem aula no seu ambiente familiar, em um outro lugar, com outros sons e outros elementos: “passamos a fazer as aulas das nossas casas, em grupo, experimentando nesse novo cenário o que a gente poderia fazer que ainda tivesse no universo da nossa arte”.

Se para os professores foi um momento de se reinventar, para os alunos foi também um tempo de aceitar o “novo normal” e ter aula diferente, sem o contato físico, sem a presença. Segundo a aluna de teatro Ana Luiza Ramazzini “fazer teatro on-line é um pouco difícil mas é muito bom também. As aulas on-line foram diferentes porque tivemos que estar longe um do outro mas a gente aprendeu, a gente não deixou de aprender”. Segundo o aluno Augusto Barreto Mello, foi difícil fazer teatro no novo normal, porém o contexto de ter aula em casa tornou o processo diferente e divertido.