Siga-nos:

Galeria de Arte Loide Schwambach

Home Fundarte Galeria de Arte Loide Schwambach

 

A Galeria de Arte Loide Schwambach, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE tem o propósito de estimular, fomentar, mostrar e difundir a produção artística contemporânea local, regional e nacional, bem como promover o acesso do público à produção dos professores e alunos da FUNDARTE e do Curso de Graduação em Artes Visuais: licenciatura da UERGS. Atuante desde sua inauguração em 26 de setembro de 2002, as exposições em seu espaço são realizadas através de parcerias entre instituições, convites e pela seleção realizada no edital de ocupação, lançado todos os anos, o que garante o acesso democrático e promove a divulgação em maior alcance das ações da Galeria.

O nome da galeria homenageia a artista e professora Loide Fialho Schwambach, que têm em seu currículo numerosas exposições e várias participações em salões de arte renomados, como o Salão do Paraná. Mesmo sendo natural de Passo Fundo, Loide é considerada montenegrina, pelo tempo em que aqui reside e por toda a sua trajetória como professora de artes nas escolas da cidade, como também na FUNDARTE, onde mantém um atelier de ensino e orientação de procedimentos artísticos desde o início da década de 1980 até os dias atuais.

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO ESPAÇO EXPOSITIVO: O espaço expositivo consiste numa sala específica para exposições, sem janelas, com tamanho de aproximadamente 60m² (conforme planta baixa em anexo), situada no andar térreo do prédio da FUNDARTE, na Rua Capitão Porfírio, 2141, em Montenegro/RS. A sala está equipada com dois aparelhos de ar condicionado, catorze spots de iluminação focal, três tomadas 220v, além de lâmpadas fluorescentes de uso comum e um gradil de metal na cor preta que ocupa todo o forro. A sala possui paredes contínuas de madeira com pintura branca para disposição de obras parietais e possui cubos e praticáveis para disposição de obras tridimensionais, além de uma coluna fixa no meio da sala (que faz parte da estrutura arquitetônica), na cor preta, na qual também podem ser expostas obras parietais.

 

Coordenadora da Galeria: Prof. Me. Patriciane T. Born

 

Ver a Planta da Galeria Loide Schwambach